terça-feira, 20 de setembro de 2011

Em BH, Dilma lança programa de assistência às grávidas


JORNAL DE SEBOLLAS
Redator: JG. Sampaio
Fonte: Comunidade
Ano 1 Nº. 58

Na 2ª visita ao Estado em 10 dias, presidenta reúne em sua cidade natal políticos tucanos e petistas no lançamento do Rede Cegonha

“Investiremos em toda a rede de serviços que devem assumir o cuidado à gestante e à criança, desde o pré-natal até os dois anos: começa pela unidade básica de saúde, passa pelos exames do pré-natal, pelo transporte seguro, até o parto nos leitos maternos do SUS”, afirmou Padilha. Os investimentos até 2014 são de R$ 9,4 bilhões e virão do orçamento do Ministério da Saúde. Hoje, das cerca de 3 milhões de grávidas no País, 2 milhões são atendidas pelo SUS
Rede Cegonha
As ações do Rede Cegonha prevêem teste rápido de gravidez em postos de saúde e um mínimo de seis consultas durante o pré-natal caso de confirmação da gravidez. Exames clínicos e laboratoriais, inclusive para detectar HIV e sífilis também integram ações do programa. As grávidas ainda poderão saber com antecedência o local do parto e receberão auxílio transporte.
Polêmica eleitoral
A Rede Cegonha foi alvo de polêmica eleitoral na campanha presidencial do ano passado. O candidato derrotado José Serra (PSDB) acusou Dilma de copiar o programa Mãe Paulistana, criado pelo tucano quando esteve à frente do governo de São Paulo. Também durante a campanha eleitoral o aborto foi um dos temas polêmicos que ganhou repercussão.
Romero Britto
O artista plástico Romero Britto criou 10 quadros com a logomarca do programa Rede Cegonha, que serão apresentados hoje em uma mostra no Palácio das Artes. A presidenta visita o local antes de lançar o programa voltado às gestantes.

As obras contam uma história que vai da concepção ao crescimento do bebê: o amor, o encontro do pai e da mãe, a responsabilidade do ato sexual, a felicidade da gravidez, a parteira, o cuidado na hora do parto, a família junta apoiando o crescimento da criança, o bebê como centro do universo e a criança no meio da bandeira do Brasil representando o cidadão do futuro.

No dia 14 de fevereiro, Britto, reconhecido internacionalmente, entregou à presidenta um retrato dela. Colorido, característica de suas obras, o retrato de Dilma é semelhante ao que o artista fez para a cantora pop Madonna.

Fonte: Oi Internet.
28/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário